- Área: 200 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:George Messaritakis
-
Fabricantes: BRIGHT, EXPA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em Ageria, na ilha de Paros, em Cíclades. Ela está voltada para o oeste, em direção ao mar. Seus volumes são projetados desde a encosta natural e estão alinhados em uma laje em balanço que flutua sobre o terreno. No seu lado leste está o pátio, protegido dos ventos do norte.
A entrada da casa foi posicionada no ponto mais ao leste da trama. O quintal aninha-se no espaço central entre os volumes e a encosta e estende-se para o lado sul a fim de encontrar o pátio. É o elemento intermediário entre o natural e o construído, entre a casa principal, as áreas comuns, a casa de hóspedes e o pátio.
Os volumes reinterpretam os elementos básicos da arquitetura de Cíclades: edificações brancas se interconectam com espaços abertos, mas desta vez elas descansam em uma plataforma em balanço, um ponto de observação que toca a terra levemente, com vista para a ilha de Antiparos e a encosta que mergulha no Egeu. Um gesto que cria uma linguagem arquitetônica contemporânea, integrada à paisagem natural, já que a plataforma fazia parte de um platô agrícola pré-existente.
A residência é projetada como uma série de molduras para a paisagem, transformando a edificação em uma “máquina de visualização”. Percebemos o projeto arquitetônico como uma definição sutil do olhar, e a casa como uma máquina de visualização, mas também um objeto que está sujeito à observação.